Pilates: conheça tudo sobre este tipo de treino

Como funciona o treino de Pilates? Fique por dentro dos principais princípios deste tipo de treinamento. Conheça curiosidades importantes do assunto!

Pilates é uma técnica de treinamento físico inventada por Joseph Pilates, que acompanhou o seu método com uma variedade de equipamentos, aos quais ele usou o termo “aparelho” como designação.

pilates

Cada aparelho foi projetado para ajudar a acelerar o processo de alongamento, fortalecimento, alinhamento do corpo e aumento da força. O aparelho mais conhecido e mais popular hoje em dia, o reformador, foi originalmente chamado de universal, apropriadamente conhecido de modo mundial por reformar o corpo.

Pilates publicou dois livros relacionados ao seu método de treinamento. Os primeiros alunos passaram a ensinar seus métodos. Hoje em dia Pilates é disseminado ao redor do mundo.

Princípios do pilates

Concentração: Você tem que se concentrar naquilo que está fazendo todo o tempo. A maneira como fazer cada exercício tem mais importância do que a intensidade.

Controle muscular: A razão pela qual você precisa se concentrar se relaciona ao controle de todos os aspectos de cada momento. Os exercícios são feitos com máximo controle, os músculos trabalham para levantar contra a gravidade e a resistência das molas, e, assim, controlar o movimento do corpo.

Centralizar: O centro é o principal ponto de partida ao equilíbrio dos praticantes, este pensamento faz com que a concentração e o controle muscular se centrem em abdômen, costas, quadris, nádegas e coxas. Todo o movimento no Pilates deve começar a partir do centro.

Fluxo: Uma vez que a precisão é alcançada, os exercícios se destinam a construir força e resistência. Em outras palavras, a técnica de Pilates afirma que a energia física exercida a partir do centro deve coordenar os movimentos das extremidades.

Precisão: O foco está em fazer um movimento preciso e perfeito, em vez do que muitas outras movimentações indiferentes. Pilates reflete a sabedoria da cultura física comum. Você vai ganhar mais força a partir de alguns esforços enérgicos, concentrados nos movimentos lentos.

Respiração: No seu livro, Pilates dedica uma seção da introdução especificamente para o ato de respirar de modo correto para proporcionar limpeza no organismo e melhora à circulação de sangue. Com seu método, ele viu um valor considerável no aumento do consumo de oxigênio e na circulação de sangue oxigenado para todas as partes no corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *